terça-feira, 18 de outubro de 2011

CONSELHO PLENÁRIO/ 2011


CONSELHO PLENÁRIO 2011

O Conselho Plenário é una instancia da Congregação que acontece a cada dois anos, com o objetivo de acompanhar as recomendações do Capítulo Geral, neste caso o último que aconteceu em 2009 motivado pelo tema “Vivendo a esperança... Criando um futuro”. Este ano Roma foi privilegiada por sediar o evento que contou com a participação de todas as conselheiras gerais, duas representantes de cada província/setor e oito interpretes, sendo um total de 25 pessoas.


O evangelho de Lc 1, 35-34,56 foi o texto usado na oração de abertura, visto que apresenta o encontro de duas mulheres cheias do Espírito Santo: Maria e Elizabeth. Ambas portadoras de nova vida, que através da cooperação delas com a graça de Deus, aquilo que parecia impossível aos olhos humanos, se torna possível. A partir do texto refletimos sobre nossa responsabilidade de fazer Cristo nascer novamente neste mundo. Como Irmãs Franciscanas, nos inspiramos na Carta de S. Francisco aos Fiéis para concluir este momento de oração. “nós somos mães de Jesus quando o carregamos em nosso coração e em nosso corpo; nós o fazemos nascer quando nossos exemplos brilham para os outros”(CFi 1,10).

Seguindo uma pauta, os relatórios das províncias foram apresentados considerando as seguintes questões: a) situação social, política e eclesiástica que apresentam desafios em seu país; b) desafios mais significativos relacionados à integração da espiritualidade, vida comunitária e promoção vocacional; c) desafios na área da formação, ministérios das irmãs; d) mudanças ocorridas na estrutura provincial/regional e projeção para auto-sustento; e) sinais de esperança para o futuro da congregação e visão de internacionalidade para os próximos anos.

Com base na exposição dos relatórios provinciais, foi possível encaminhar uma discussão nos pequenos grupos sobre os principais desafios e sinais de esperança em nossa congregação. Em relação aos desafios mais citados aparecem: preocupação com o declínio do numero de irmãs, limitação de recursos financeiros, idade avançada das irmãs, identificação e capacitação novas lideranças, integração do aspecto ativo e contemplativo e uso correto das novas tecnologias. Os sinais de esperança são evidentes através da nossa historicidade na igreja, novas vocações e formas de expansão do Carisma ( membros associados/ koinonia), irmãs jovens na Indonésia, Brasil e Romênia; em nossas comunidades evidenciamos um respeito mútuo às nossas diversidades e apreciação aos dons individuais postos ao serviço missionário em diferentes fases da vida; há uma desejo profundo de estarmos atentas às necessidades do mundo e de respondê-las de acordo com nossos recursos humanos, financeiros e intelectuais; o uso das novas tecnologias tem possibilitado maior comunicação entre as irmãs e expansão do Carisma.

Uma discussão importante neste Conselho Plenário foi relacionada à nossa Internacionalidade. Sobre isto reconhecemos uma grande riqueza na qual o nosso Carisma penetra nas diferentes culturas e continua se atualizando. Importante nesse sentido é o conhecimento e aprendizagem de outras línguas, sobretudo para as reuniões internacionais e intercâmbio comunicativo com outras irmãs. Identificamos a importância das irmãs haverem uma experiência interprovincial ou até cursarem a Teologia em outro país.

À luz do capítulo 29 de Jeremias: “Conheço meus projetos sobre vocês: são projetos de felicidade e não de sofrimento. Desejo dar-lhes um futuro e uma esperança. Se me buscarem de todo o coração, eu me deixarei encontrar e mudarei a sorte de vocês” (11-14), prosseguimos a Declaração Final deste Conselho Plenário, focalizando quatro aspectos: Carisma, Internacionalidade, Inter-gerações e Estrutura.

As decisões finais foram a respeito do próximo Conselho Plenário que será na data de 22-28/09/2013 na cidade de Roma. Também foi fixada a data do Capítulo Geral para o período da Páscoa de 2015, na cidade de Assis.

Ir. Raimunda Barbosa Alves, fcjm (representante da Região Sagrada Família do Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário