domingo, 19 de dezembro de 2010

Breve histórico.

Madre Clara Pfander nasceu no dia 06 de dezembro de 1827 na cidade de hallemberg na Alemanha. Primogênita de sua família fez opção pela fé católica aos doze anos. A partir de sua primeira eucaristia assumiu seu compromisso missionário com Cristo e a Igreja.
Aos 33 anos, conduzida pelo Espírito Santo após uma semana de Retiro, Madre Maria Clara Pfander juntamente com duas amigas, Regina Loser e Aline Bonzel na pequena cidade de Olpe na Alemanha deu inicio a sua vida comum em um casebre fornecido pela família Bonzel. Ajudadas pela graça de Deus, as três irmãs alternavam trabalho e oração diariamente. Assim receberam os primeiros órfãos, ao mesmo tempo em que se juntavam  a elas outras jovens desejosas do mesmo serviço.
Em 30 de outubro de 1860, o Bispo Dom Konrad Martin aprovou as constituições elaboradas por Madre Maria Clara Pfander. Dando as irmãs que queriam viver segundo a Regra de São Francisco o nome de: Irmãs de São Francisco Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.
Em pouco tempo o numero de irmãs tinha aumentado e por recomendação do Bispo a pequena congregação teve que se mudar para a cidade de Salzkotten 400 quilômetros de Olpe. Na nova cidade as irmãs continuaram com seus trabalhos com órfãos, nos hospitais e nas escolas. Então começa um período de dificuldades com o inicio da Kulturkampf, uma luta do Regime contra o catolicismo. Devido a isto, Madre Maria Clara Pfander precisou enviar irmãs para outros paises a fim de iniciar ali outras províncias. A congregação se expandiu para França, Holanda, Estados Unidos, Indonésia, África Malai, Brasil e Timor Leste.
Assim, a Congregação das Irmãs de São Francisco Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, seguindo o exemplo de nosso divino Salvador e de sua Santíssima mãe Maria, procura unir a vida contemplativa à ativa, de forma que esta ultima seja nutrida, reforçada e sustentada pela primeira e se torne sempre mais frutuosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário