Madre Clara Pfander nasceu no dia 06 de dezembro de 1827 na cidade de hallemberg na Alemanha. Primogênita de sua família fez opção pela fé católica aos doze anos. A partir de sua primeira eucaristia assumiu seu compromisso missionário com Cristo e a Igreja.
Aos 33 anos, conduzida pelo Espírito Santo após uma semana de Retiro, Madre Maria Clara Pfander juntamente com duas amigas, Regina Loser e Aline Bonzel na pequena cidade de Olpe na Alemanha deu inicio a sua vida comum em um casebre fornecido pela família Bonzel. Ajudadas pela graça de Deus, as três irmãs alternavam trabalho e oração diariamente. Assim receberam os primeiros órfãos, ao mesmo tempo em que se juntavam a elas outras jovens desejosas do mesmo serviço.
Em 30 de outubro de 1860, o Bispo Dom Konrad Martin aprovou as constituições elaboradas por Madre Maria Clara Pfander. Dando as irmãs que queriam viver segundo a Regra de São Francisco o nome de: Irmãs de São Francisco Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.
Em pouco tempo o numero de irmãs tinha aumentado e por recomendação do Bispo a pequena congregação teve que se mudar para a cidade de Salzkotten 400 quilômetros de Olpe. Na nova cidade as irmãs continuaram com seus trabalhos com órfãos, nos hospitais e nas escolas. Então começa um período de dificuldades com o inicio da Kulturkampf, uma luta do Regime contra o catolicismo. Devido a isto, Madre Maria Clara Pfander precisou enviar irmãs para outros paises a fim de iniciar ali outras províncias. A congregação se expandiu para França, Holanda, Estados Unidos, Indonésia, África Malai, Brasil e Timor Leste.
Assim, a Congregação das Irmãs de São Francisco Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, seguindo o exemplo de nosso divino Salvador e de sua Santíssima mãe Maria, procura unir a vida contemplativa à ativa, de forma que esta ultima seja nutrida, reforçada e sustentada pela primeira e se torne sempre mais frutuosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário